imagem topo

Boletim Informativo Quinzenal • FUNDASP - Fundação São Paulo

nº21
17/02/2025
fio

 

imagem topo

Primeiro evento celebrativo dos 80 anos da FUNDASP será em 24/6

A Fundação completa 80 anos de existência em 10/10 e neste ano serão realizados dois eventos festivos, para convidados, um em cada semestre. No dia 24/6, no Tucarena, haverá o círculo de debates “Educação Católica no Mundo Plural – atualidade, desafios e perspectivas”. 

Os palestrantes serão: Prof. Mario Torres Jarrin, da Universidad Pontificia de Salamanca (UPSA); Magnífico Reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso S.J. e o Vigário Episcopal do Vicariato para a Educação e a Universidade da Arquidiocese de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia.

Em 9/10 haverá o evento “Que mundo vamos construir? – geração beta e relação com IA, no Centro Universitário Assunção. Em breve serão divulgadas mais informações.

 

imagem topo
Nova praça de alimentação do Campus Monte Alegre

FUNDASP realiza reforma na praça de alimentação do campus Monte Alegre

A reforma da praça de alimentação do campus Monte Alegre está na fase final e será concluída nos próximos dias. As obras no salão principal foram finalizadas e o local liberado à comunidade no dia 12/2. Agora, o trabalho prossegue na área lateral (varandinha), com término previsto para o dia 21/2. 

Estão sendo trocados piso e mobiliário – este último item em parceria com a empresa Sodexo, que fornece alimentação no restaurante universitário. Com a substituição, teremos aumento da capacidade de 120 para 178 lugares.

As obras integram ações constantes da Mantenedora para melhorias na infraestrutura da PUC-SP e foram realizadas durante o período de férias letivas.

“A reforma trará contemporaneidade, conforto e uma revitalização geral da praça de alimentação, convidando a comunidade a frequentá-la ainda mais”, afirma a gerente do setor de Arquitetura e Infraestrutura da FUNDASP, Ana Maria Eder.

A reforma atual faz parte da segunda etapa da revitalização da praça de alimentação do campus Monte Alegre. A primeira fase foi entregue quando a Universidade voltou a funcionar presencialmente, após a pandemia da Covid-19.

 

imagem topo
Projeto da Derdic integra práticas clínicas e artes visuais

Projeto da Derdic fica em 1º lugar em edital e recebe verba da PMSP

A Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic), unidade subordinada à Fundação e vinculada à PUC-SP, foi contemplada em um edital da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, da PMSP, e recebeu verba para implantação de um programa de assistência a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O projeto "Atendimento de crianças com TEA: articulação entre clínica e práticas artísticas" ficou em 1º lugar e combina inovação e cuidado ao integrar práticas clínicas e oficinas artísticas, como dança, música e artes visuais.

Serão atendidas crianças de 2 a 12 anos com hipótese diagnóstica de TEA e visa a ampliação dos laços sociais e a inclusão em ambientes coletivos. Os trabalhos foram iniciados em 27 de janeiro passado e têm duração de 12 meses.

A Dra. Lourdes Andrade, fonoaudióloga e coordenadora técnica do projeto, explica um dos objetivos da ação: "Há que se oferecer a essas crianças alternativas para que possam organizar-se do ponto de vista subjetivo e corporal e para que possam, mesmo a partir de sua condição singular e atípica, estabelecer laços com o outro”.

O projeto será realizado no âmbito do Entrelaços, um espaço de tratamento de crianças com dificuldades no estabelecimento de laços sociais e suas famílias implementado na Derdic em 2016 e coordenado pelas profas. Dras. Lourdes Andrade (Serviço de Patologia da Linguagem/Derdic) e Maria Francisca Lier-De-Vitto (LAEL/Derdic).

Com mais esse importante projeto, a Derdic reafirma seu compromisso com a promoção de políticas públicas inovadoras e efetivas, ampliando redes de cuidado e inclusão de pessoas com deficiência. Clique aqui para saber mais sobre outras ações da entidade que buscam um futuro mais inclusivo.

 

LABÔ recebe Cardeal Odilo Scherer em evento sobre o ANO DO JUBILEU

O Laboratório de Política, Comportamento e Mídia (LABÔ) tem a honra de receber o Cardeal Odilo Pedro Scherer no dia 19/2/2025.

Dom Odilo, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Grão-Chanceler da PUC-SP, falará sobre o ANO DO JUBILEU - “Peregrinos da Esperança”, um período especial marcado por perdão, reconciliação com Deus e renovação espiritual.

O evento, gratuito, será online via zoom, às 20h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail labo@pucsp.br. Clique aqui para acessar a página do LABÔ, que é subordinado à Fundação, e conhecer todas publicações e pesquisas realizadas.

Post

 

imagem topo
Formatura das turmas de 2024

Inscrições para pós-graduação in company terminam em 24/2

As inscrições para os cursos História da África – Educação, Cultura e Relações Internacionais – e Pensamento Político Contemporâneo, oferecidos pela Fundação a todos os empregados das Mantidas, terminam no próximo dia 24/2.

Os interessados nos cursos in company de pós-graduação Lato Sensu, especialização, devem ter ensino superior completo, em qualquer área. Serão 30 bolsas de estudo integrais, 15 vagas para cada modalidade.

Renato Antunes trabalha na Comissão Própria de Avalição da PUC-SP e viu no curso de História da África uma oportunidade de expandir o conhecimento: “Tive o prazer de fazer parte da 1ª turma e recomendo esse curso porque essa pós aborda também assuntos contemporâneos, do nosso dia a dia, debatendo temas que escancaram uma sociedade desigual. Essa pós foi tão incrível que eu optei por dar continuidade aos estudos. Hoje estou no 4º semestre do mestrado no Programa de Educação: História, Política, Sociedade”.

Patrícia Salomone, do setor de Tecnologia da Informação da FUNDASP, ressalta o ambiente rico das aulas no curso de Pensamento Político Contemporâneo: “Foi uma experiência rica e transformadora. A bolsa oferecida pela Fundação foi fundamental para que eu tivesse a oportunidade de conhecer mais sobre o tema, expandir meu repertório intelectual e adquirir ferramentas que posso aplicar em diversas áreas da minha vida. Cada encontro era um convite para refletir criticamente. Sem dúvida, essa experiência não só enriqueceu meu conhecimento, como ampliou minha visão sobre o mundo contemporâneo."

Os cursos são ministrados pelo Centro Universitário Assunção e têm duração de três semestres, com carga horária de 360 horas. As aulas são em período integral, às sextas-feiras, com início em 7/3/25.

Interessados devem enviar currículo por e-mail para dh_capacitacao@fundasp.org.br até a data final das inscrições, 24/2/2025. A Secretaria Executiva selecionará os contemplados. As bolsas desses cursos não impactam no benefício da bolsa dissídio.

 

Para sugestões, comentários, correções ou para simples interações mande e-mail para: cjbraga@fundasp.org.br

 

fio
footer
Instagram FUNDASP FUNDASP