imagem topo

Boletim Informativo Quinzenal
FUNDASP - Fundação São Paulo Mantenedora da PUC-SP e do UNIFAI.

nº07
01/05/2022

 

imagem topo

FUNDASP CRIA COMITÊ DE
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Reunião inaugural aconteceu em 25 de abril de 2022

A Fundação São Paulo criou, em 20/03/2022, por Ato da Secretaria Executiva (nº 011/2022), um Comitê de Segurança da Informação, cujo objetivo é definir políticas e ações voltadas à proteção da informação institucional.

Esta iniciativa vai ao encontro do claro compromisso da FUNDASP com as melhores práticas corporativas, neste caso firmemente focadas no aperfeiçoamento das estratégias de preservação e proteção das informações institucionais. Busca, também, a plena consonância com as diretrizes gerais já existentes, e mais, mira a inteira adequação às recomendações constantes nas normas ISO27001, ISO27003 e ISO27004.

Essas certificações ISO (International Organization for Standadization) são normas que criam um modelo padronizado para estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar os sistemas e processos de segurança da informação de uma empresa ou organização. É um padrão de referência internacional. Buscar e conquistar a adequação a esta certificação é um selo de excelência incontestável para uma organização ou empresa.

O Comitê é composto por membros representantes de todos os setores das mantidas da FUNDASP, mais as unidades suplementares Hospital Santa Lucinda e Derdic, que trabalharão sob Termo de Compromisso de Confidencialidade e que serão responsáveis pela disseminação do regramento em cada um de seus setores, de modo a rapidamente envolver toda a estrutura da FUNDASP e das mantidas nos novos padrões de proteção da informação.

O Comitê inaugurou suas atividades na reunião de 25/04/22, colocando em curso um afinado cronograma de atividades, que compreende as instâncias de Reuniões Técnicas, Reuniões de Planejamento, Reuniões de Execução e Reuniões Decisórias.

Já no dia 26/04/2022 aconteceu um primeiro e produtivo workshop com a consultoria externa contratada para dar suporte aos trabalhos do Comitê.

O Radar FUNDASP manterá uma seção permanente de informações sobre os trabalhos do Comitê de Segurança da Informação.

 

imagem topo
Imagem da Campanha de Vacinação 2022 - DRH/DTI-Núcleo de Mídias

BALANÇO POSITIVO NA
VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

FUNDASP subsidia 100% para seus empregados; dependentes pagam R$ 60,00 com desconto em folha

A campanha de vacinação contra a gripe, patrocinada pela FUNDASP, entre 31 de março e 07 de abril de 2022, logrou um grande alcance e ampla cobertura, cujo balanço vai abaixo:
31-03: FUNDASP e Monte Alegre – 381 pessoas
01-04: Monte Alegre – 230 pessoas
05-04: Sorocaba – 415 pessoas
05-04: Vila Mariana – 114 pessoas
06-04: Sorocaba – 374 pessoas
06-04: Ipiranga – 55 pessoas
07-04: Derdic – 83 pessoas
07-04: Marquês/Consolação – 106 pessoas
Total de doses: 2.107

A FUNDASP forneceu gratuitamente a vacinação para seus empregados, e para os dependentes destes o valor foi de R$ 60,00.

Essa campanha faz parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da FUNDASP, ocorre todos os anos e a cada ano supera o patamar anterior, em termos de cobertura e subsídio por parte da FUNDASP.

 

imagem topo
Adrilles Reis Jorge e Hitler fazendo a saudação nazista Sieg Heil.
Fotomontagem presente na denúncia pública do MP

NAZISMO, A VIGILÂNCIA NECESSÁRIA

MP de São Paulo denuncia Adrilles Reis Jorge por saudação nazista

O GECRADI – Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância – do Ministério Público de São Paulo denunciou, em 31 de março de 2022, o comentarista do programa Opinião, da tv Jovem Pan News, Adrilles Reis Jorge, por ter utilizado saudação inequivocamente nazista, segundo a denúncia do MP, ao final do programa de 08 de fevereiro de 2022.

A denúncia demonstra que, com isto, o denunciado “praticou, induziu e incitou a discriminação e preconceito de raça, sob a forma de saudação nazista”.

O gesto, ao final do programa, que é a culminância de uma série de afirmações, naquele programa, como por exemplo, a de que o comunismo é pior que o nazismo, etc, consiste em levantar a mão direita estática ao lado do rosto, o que consiste na saudação nazista Sieg Heil, que significa “salve a vitória”, gesto muitas vezes repetido por Hitler, e fartamente documentado.

A identidade estética é absoluta e o gesto difere completamente da usual maneira de despedida de acenar com as mãos, afirma a denúncia do MP.

Para embasar tal afirmação, o GECRADI examinou todos os programas Opinião, nos quais Adrilles participou e constatou que, dos cerca de 60 programas analisados, em 54 deles o denunciado não se despede do público de nenhuma maneira; em 3 programas o comentarista se despede meneando para baixo a cabeça, em gesto usual de cumprimento; em 2 programas ele se despediu do público dizendo “tchau” e levantando as mãos com os dedos em movimento, em gesto também comum de cumprimento.

Esta é, portanto, a única vez que o comentarista usa esta forma para se despedir, o Sieg Heil, segundo a denúncia do MP, não permitindo que seja crível tratar-se apenas de um cumprimento aleatório. Um parecer técnico da reconhecida pesquisadora da temática nazista, antropóloga Dra. Adriana Dias, conclui pela identidade do gesto como saudação nazista.

Independentemente da decisão do Poder Judiciário, é forçoso reconhecer a importância da denúncia do Ministério Público na vigilância permanente a ser feita contra espasmos do nazismo e fascismo entre nós, sobretudo considerando que a imprensa em geral deu pouco ou nenhum destaque a esta denúncia.

 

imagem topo
Madrigal Vozes da Cidade, concerto de 2018

CRIPTA DA SÉ: MÚSICA E ARTE
A SETE METROS DO CHÃO

“Escondida” a sete metros abaixo do piso do altar, a Cripta da Catedral da Sé faz 103 anos em 2022

A série Concertos Cripta leva atrações de diversos estilos para apresentações em diferentes espaços da Catedral da Sé, mas principalmente na Cripta da Catedral, no centro de São Paulo. Já se apresentaram no Concertos Cripta grandes nomes e jovens talentos da música instrumental, do canto coral brasileiros e populares, como Laércio de Freitas, Clara Sverner, Caixa Cubo Trio, Pastoras do Rosário, Chico Brown, Quarteto Mundana Refugi, Coro Sinfônico de Goiânia e muitos outros.

As apresentações acontecem aos sábados, às 16h, são presenciais e gratuitas e participar delas na Cripta é sempre uma experiência indescritível, segundo recorrentes testemunhos do público. O último, no dia 30/04/22, apresentou duetos e árias históricas de Bellini, Mozart, Puccini e Verdi, nas vozes de Marly Montoni, Juliana Taino e Luciana Simões.

A diversidade musical e artística, aliadas à qualidade, estão entre as grandes riquezas da série, cuja concepção e direção está nas mãos inspiradas de um ex-aluno de Jornalismo da PUC-SP, Camilo Cassoli.

Para reservas e mais informações acesse www.concertoscripta.com.br.