imagem topo

Boletim Informativo Quinzenal
FUNDASP - Fundação São Paulo Mantenedora da PUC-SP e do UNIFAI.

nº15
22/12/2022

 

imagem topo
FUNDASP

DIA DE FESTA PARA AS CRIANÇAS NO TUCA

O evento, feito para as crianças e suas famílias, que acontece depois de dois anos suspenso devido à pandemia, teve programação intensa e envolvente


A edição deste ano, no último dia 15/12, da já tradicional Festa da Família da Fundasp, que reúne funcionários e funcionárias, tendo como alvo principal seus filhos e filhas, revestiu-se de um significado muito mais especial do que costuma ter: vem ocorrer após dois anos da pandemia que afastou todos do convívio e suspendeu as confraternizações em 2020 e 2021.

A tristeza das crianças que nos últimos dois anos foram privadas desta festa, que dura um dia inteiro, transformou-se em alegria e deslumbramento, ali no espaçoso saguão do Tuca, como também no saguão do Tucarena e, por fim, - para o show de mágica no final do dia -, dentro do encantado teatro de arena, que tornou tudo mais mágico.

São cerca de 80 crianças, com idades entre 5 e 12 anos. E é por esta razão que a Valentina, filha da Patrícia Neves, da Consultoria Jurídica, somente agora, aos 7 anos, pôde participar desta festa pela primeira vez, já que aos 5 e 6 anos a festa não aconteceu. Ela estava lá, feliz, participando de todas as atividades que começaram às 9h e se estenderam até às 17h, quando os pais e mães das crianças vieram ao encontro delas para a apoteose da festa.

Foram cerca de 8 horas de atividades que teve de tudo um pouco: brincadeiras diversas, animadores fantasiados, atividades lúdicas, oficinas de artesanato, música, almoço, lanche e muita diversão. O encerramento foi dentro do Tucarena, com um mágico no palco, num show que capturou a atenção e os olhinhos brilhantes das crianças, ao lado de seus pais e mães, sob o olhar atento e acolhedor do Sérgio Rezende, diretor dos teatros.

Toda a organização do evento ficou a cargo da Divisão de Recursos Humanos da Fundação São Paulo, com o apoio de vários setores da Instituição. Parabéns a todos os envolvidos!

Foi lindo e emocionante! Ano que vem tem mais!

 

imagem topo
Imagem: Ricardo Stuckert/DIVULGAÇÃO

PAPA FRANCISCO DEFENDE LULA

O Sumo Pontífice declarou, em entrevista ao jornal espanhol ABC, no último domingo, que o processo que culminou na condenação de Lula começou num ambiente contaminado por fake news


Segundo o Papa, o processo que condenou Lula no âmbito da já extinta Lava-Jato “começou com notícias falsas na mídia”, as quais criaram “uma atmosfera que favoreceu a colocação de Lula em um julgamento”. Nesta entrevista, o Papa classificou o processo como “paradigmático” e alertou para a gravidade da indústria das fake news orquestradas, envolvendo líderes políticos e sociais, com eventuais ameaças às democracias.

Os processos contra Lula foram todos anulados e o então juiz que o condenou, Sérgio Moro, colocado sob suspeição por parcialidade.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva é inocente em todos os processos e não deve nada à Justiça brasileira.

 

imagem topo

PADRE JÚLIO LANCELLOTTI DERROTA VETO PRESIDENCIAL, EM FAVOR DA LEI ANTI-APOROFOBIA

Aporofobia designa aversão aos pobres e tem candentes implicações para a Democracia. Um dos sintomas desta patologia social é oprimir o morador de rua com uma arquitetura pública tão hostil de modo que ele seja constantemente expulso dos lugares públicos, para invisibilizá-los e “higienizar” a paisagem, como último e mais perverso golpe sobre aqueles dos quais a sociedade já retirou todos os direitos, tornando-os, assim, párias completos.


Padre Júlio Lancellotti acaba de derrotar o (ainda) presidente Bolsonaro: o veto presidencial (do dia 13/12/22) ao projeto de lei do senador Fabiano Contarato (PT-ES), contra a aporofobia, também chamado de Lei Padre Julio Lancellotti, durou apenas três dias. Foi rapidamente derrubado pelo Congresso Nacional, por 359 votos a 30. O texto segue agora para promulgação. O projeto torna crime todas as intervenções aporofóbicas no espaço público, e, em São Paulo, padre Júlio pedirá ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), que remova as construções aporofóbicas já existentes e que crie mecanismos de fiscalização que impeçam outras.

Nas palavras de padre Júlio, é apenas o “começo de uma grande luta de humanização”.

O viver em situação de rua, ocupando espaços para a sobrevivência, é um fiapo de cidadania que restou a quem perdeu todos os acessos aos direitos que asseguram o mínimo existencial.

 

imagem topo

PARABÉNS A TODAS E TODOS!

A Fundação São Paulo, ao final desta grande jornada que foi 2022, enlaça toda a comunidade num grande abraço de confraternização e agradecimento, com efusivos votos de saúde, força e fé em direção a 2023, que já se prenuncia como uma grande promessa de esperança e restauração.

Nesta última edição do ano, o Radar FUNDASP agradece pela parceria e apoio e deseja a todas e todos BOAS FESTAS.

 

Para sugestões, comentários, correções ou para simples interações mande e-mail para: rachelbal@fundasp.org.br