Fundação São Paulo - 80 anos
A Fundação São Paulo completa 80 anos de existência em 2025, celebrando passado e presente, projetando o futuro e mantendo vivo o mesmo ideal desde a sua criação: formar gerações com valores humanos e cristãos capazes de construir um mundo justo e fraterno.
Desde 10 de outubro de 1945, a FUNDASP, orientada pela Fé Católica, desenvolve ações assistenciais que visam a inclusão social, além de promover atividades de ensino em todos os níveis e modalidades, estimulando a investigação, a pesquisa científica e a extensão de serviços à comunidade por meio de suas Mantidas e Unidades Suplementares.
Neste ano celebrativo, teremos as seguintes ações em homenagem aos 80 anos da Fundação:
- Realização de dois eventos acadêmicos, para convidados, nos dias 24/6 no Tucarena, e 09/10 no Centro universitário Assunção
- Publicação de um livro comemorativo
- E realização de um espetáculo artístico
Depoimentos
Irmã Valdete Contin
Assessora Especial da Fundação São Paulo
Anna Maria Marques Cintra
Ex-reitora da PUC-SP
Prof. Dr. Aparecido Sirley Nicolett
Diretor da Faculdade de Ciências Exatas e
Tecnologia da PUC-SP
Profa. Dra. Cibele Isaac Saad Rodrigues
Coordenadora Acadêmica do Hospital Santa Lucinda
Profa. Dra. Edineide Maria de Oliveira
Pró-reitora de Pós-graduação do Centro Universitário Assunção
Prof. Dr. José Luiz Goldfarb
Coordenador do Núcleo Lumen PUC-SP
Luiz Felipe Pondé
Diretor Acadêmico do LABÔ
Profa. Dra. Myrt Thânia de Souza Cruz
Pró-reitora de Cultura e Relações
Comunitárias da PUC-SP
Notícias

FUNDASP 80 ANOS: confira reportagem da TV PUC sobre o primeiro evento acadêmico comemorativo

FUNDASP 80 ANOS: evento internacional abre comemorações

Reitor da PUC-Rio será um dos palestrantes do primeiro evento comemorativo

Mensagem do Prof. Dr. Mario Jarrin, da Universidad Pontificia de Salamanca

Mensagem de D.Carlos Lema Garcia sobre os 80 anos da FUNDASP

Primeiro evento celebrativo será realizado em 24/06 no Tucarena
Cronologia

1945
Em 10 de Outubro de 1945 foi instituída, por escritura pública lavrada no 11° Cartório de Notas desta Capital, a Fundação São Paulo – FUNDASP. Seu ato constitutivo está inscrito sob n° 428 e Estatuto inscrito sob o n° 69.571 no 4° Oficial de Registro Civil de Pessoa Jurídica da Capital.

1946
Criação da Universidade Católica, por iniciativa de Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta e de católicos leigos, tendo sido reconhecida pelo Decreto n. 9.632, de 22 de agosto de 1946.

1947
A Universidade Católica recebe, em 25 de janeiro de 1947, do Papa Pio XII o título Pontifícia, passando a se chamar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 11 de fevereiro, teve seu Estatuto aprovado.

1954
DERDIC: A DERDIC, fundada em 1954, por um grupo de pais e amigos de crianças com deficiência auditiva, é uma unidade com coordenação administrativa própria, subordinada à Fundação São Paulo desde 1969. Como Unidade Suplementar da PUC-SP, é vinculada academicamente à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Universidade e atua nas áreas da Saúde e da Educação.

1960
Fundasp recebe o título de utilidade pública pelo Decreto Estadual n° 36360, de 8 de março de 1960.

1962
Fundasp recebe o título de utilidade pública pelo Decreto Federal n° 661, de 8 de março de 1962.

1969
• Incorporação direta, no mês de março, do Instituto Educacional São Paulo, futura DERDIC (Ata nº 36).
• A PUC-SP cria o primeiro curso organizado de pós-graduação do país.

1973
A Faculdade de Medicina e a Faculdade de Enfermagem de Sorocaba, ambas fundadas em 1951 e pioneiras como faculdades da área da saúde fora do eixo das grandes capitais, foram incorporados à PUC-SP, criando o campus Sorocaba.

1977
Dia 22 de setembro de 1977, a nossa história confunde-se com a história do País com a Invasão da PUC-SP.
Na tarde de 22 de setembro, estudantes faziam um ato em frente ao Tuca para celebrar a realização do 3º Encontro Nacional de Estudantes (ENE), proibido pelos militares; os alunos comemoravam ainda a reorganização do movimento estudantil e da União Nacional dos Estudantes (UNE), que atuava na clandestinidade.

1977
Dia 22 de setembro de 1977, a nossa história confunde-se com a história do País com a Invasão da PUC-SP.
Na tarde de 22 de setembro, estudantes faziam um ato em frente ao Tuca para celebrar a realização do 3º Encontro Nacional de Estudantes (ENE), proibido pelos militares; os alunos comemoravam ainda a reorganização do movimento estudantil e da União Nacional dos Estudantes (UNE), que atuava na clandestinidade.
O ENE havia sido terminantemente proibido pelo governo, e sua realização já havia sido impedida, dias antes, em Belo Horizonte e, em seguida, no campus da Universidade de São Paulo (USP). A reitora Nadir recusou-se a responder e a apertar a mão das autoridades.
A Polícia Militar de São Paulo invadiu o campus Monte Alegre com tropas chefiadas pessoalmente pelo Secretário de Segurança Pública Erasmo Dias. Os policiais atiraram bombas sobre os manifestantes e prenderam professores, alunos e funcionários. A invasão causou inúmeros danos à Universidade. Dias depois, a reitora apresentou uma queixa-crime contra a Secretaria da Segurança Pública pela invasão e danificação das instalações.

1977
HSL: O Hospital Santa Lucinda (HSL), localizado no município de Sorocaba, mantido desde 1977 pela Fundação São Paulo e vinculado academicamente à PUC-SP, atua como campo de estágio para estudantes dos cursos de graduação, especialização e residência nas áreas de Medicina e Enfermagem da Universidade, sendo também espaço de pesquisa e de produção de conhecimento fomentadas nos mestrados em Educação nas Profissões da Saúde e em Biomateriais e Medicina Regenerativa.

1980
• Inicio da consulta direta à comunidade para a escolha dos Reitores da PUC-SP.
• Início do processo de democratização Puqueano com a primeira eleição direta para reitor(a) no país e a fundação da APROPUC - Associação dos Professores da PUC-SP.

1983
Criação da Cogeae - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP. Atualmente, foi renomeada como Educação Continuada.

1984
O Tuca, Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sofreu dois incêndios em 1984, um em setembro e outro em dezembro, que o deixaram quase destruído.

1991
NUCVEST: Fundação São Paulo mantém, há mais de 34 anos, o Núcleo de Vestibulares, uma unidade de negócios autônoma que tem como principais atividades a elaboração, organização e realização de processos seletivos, vestibulares, residências médicas e multiprofissionais, exames de proficiência de línguas, concursos, entre outras formas de aferir conhecimento, atendendo às necessidades dos clientes e dos candidatos, com confiabilidade, qualidade, sigilo e excelência.

2005
Delimitação entre as funções acadêmicas e o financeiro.

2013
Arquivo Metropolitano de São Paulo: Fundado em abril 1918 por Dom Duarte Leopoldo e Silva e localizado no bairro do Ipiranga, na capital paulista, no mesmo prédio onde hoje funciona o campus Ipiranga da PUC-SP, o Arquivo Metropolitano de São Paulo atende a uma disposição do Código de Direito Canônico de 1917. Em 2013 o Arquivo Metropolitano passou a ser uma unidade mantida pela Fundação São Paulo, por meio do Conselho de Administração do Arquivo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva, presidido pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer. A FUNDASP passou a ser responsável também pela gestão de seu acervo com o objetivo de zelar pelo patrimônio religioso, eclesiástico, histórico e cultural da Arquidiocese de São Paulo.

2019
Assunção: O Centro Universitário Assunção, constituiu-se em 1970 como Instituto Educacional Seminário Paulopolitano (IESP), uma instituição particular comunitária e confessional de ensino superior, credenciada pelo Decreto de 06 de julho de 2000 que, em 2019, passou a ser mantido pela Fundação São Paulo.

2019
LABÔ: Criado em 2019 e inspirado em laboratórios como o Media Lab do MIT, um espaço a reflexões livres, independentes e de acesso ao público em geral, o LABÔ – Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, subordinado à Secretaria Executiva da FUNDASP, é um espaço para produção de conhecimento por meio da pesquisa, da reflexão e do diálogo.

2020
Desde o início da pandemia de Covid-19, quando as aulas passaram a ser remotas, a FUNDASP criou um Programa de Inclusão Digital e concedeu pacotes de dados de Internet e emprestou notebooks para estudantes bolsistas em situação de vulnerabilidade social. Esses alunos também receberam cestas básicas nesse período.

2024
Lumen: Criado em 2024, o LUMEN - Núcleo de Humanidades para Ciência e Tecnologia da PUC-SP - representa uma fonte de luz para alumbrar alguns dos principais desafios da atualidade; tem a proposta de estabelecer pesquisas, cursos, eventos e publicações que, com discernimento e sabedoria, nos municiem para enfrentar questões relacionadas, por exemplo, à revolução digital, às mudanças climáticas, aos avanços da genética e a outros temas correlatos.

2025
FCPE: Criação do Núcleo de Formação Continuada para Profissionais da Educação.
Frases de Colaboradores
A Fundação São Paulo desempenha um papel fundamental na promoção da educação e cultura, contribuindo para o desenvolvimento social e acadêmico.
São 80 anos de dedicação incansável à educação, transformando vidas e impulsionando mudanças significativas no cenário político, cultural e social do Brasil! Parabéns Fundasp!
Fundação São Paulo, por essência filantrópica e a serviço do saber. Muito mais do que instituição de ensino, tem o poder de transformar a vida de milhares de pessoas que por aqui passaram! Poder de proporcionar uma vida melhor, de transformar famílias, de transmitir a ferramenta do saber que move e constrói uma sociedade mais justa e digna.
Sinto orgulho de participar da FUNDASP, de assistir o crescimento de cada um dos nossos alunos e assistidos, de saber que com meu trabalho participo da construção de uma sociedade melhor!
A Fundação São Paulo, simboliza em minha vida um recomeço e uma mudança de visão, em relação ao meu futuro pessoal e profissional. Muito obrigado Fundação São Paulo e Parabéns pelos 80 anos!!!
A Fundação São Paulo semeia conhecimento e colhe impactos transformadores na sociedade, promovendo educação, cultura e inclusão.
Fundação São Paulo: 80 anos mantendo seus objetivos, princípios e ideais vivos, motivos pelas quais nós celebramos ontem, hoje e sempre.
Há 80 anos, a Fundação São Paulo é mais que uma instituição – é uma verdadeira família, onde o trabalho, o comprometimento e os valores cristãos se unem para construir um legado de conquistas e prosperidade. Juntos, seguimos firmes, com fé e dedicação, transformando vidas e criando um futuro de realizações para todos.
Ao longo de oito décadas, a Fundação São Paulo enfrentou desafios, superou obstáculos e construiu um legado de dedicação e excelência. Essa trajetória só foi possível graças ao empenho de todos os colaboradores.
Nesta data celebra-se não apenas o passado, mas também um futuro promissor. Que venham mais anos de crescimento, transformação e sucesso!
Parabéns pela dedicação e compromisso que tem mantido com a comunidade durante este período. Que continue melhorando cada vez mais.
Imensa responsabilidade tem a Fundação São Paulo como mantenedora da Pontifícia Universidade Católica, lugar que possui histórias, vidas, amizades, conquistas, espaço de muito orgulho.
É com imenso orgulho que celebro os 80 anos de história da nossa empresa. Fazem apenas 3 anos que estou aqui, e já é uma grande honra fazer parte dessa trajetória de sucesso e aprendizado. Agradeço pela oportunidade de crescer junto com todos vocês. Que venham mais décadas de conquistas e crescimento juntos!
Celebrar os 80 anos da Fundação São Paulo é olhar para trás com gratidão e reconhecer as oportunidades que ela nos proporcionou. É muito especial fazer parte de uma equipe que, com dedicação e esforço conjunto, ajuda a construir o sucesso das instituições que a FUNDASP mantém.
A Fundação São Paulo há oitenta anos, fomenta conhecimento, inclusão e cidadania, unindo fé, educação e cultura em um compromisso social.
Celebramos com emoção e orgulho os gloriosos 80 anos da Fundação São Paulo! Oito décadas de trajetória, marcadas por desafios transformados em oportunidades e conquistas que ecoam como legado de transformação. Ao longo dos meus 13 anos nesta missão, testemunhei pessoalmente o crescimento, inovação e o compromisso de uma instituição que não apenas educa, mas revoluciona o ensino em todas as suas dimensões.
Mais do que uma organização, a Fundação São Paulo é guardiã de nossa memória, farol do conhecimento e defesa da cultura brasileira. Impulsiona a pesquisa científica de ponta, estende mãos à comunidade, enquanto cultiva a arte, a liberdade de expressão e a identidade nacional. Cada projeto, cada iniciativa, é um ato de amor à cidadania.
Que os próximos capítulos sejam ainda mais iluminados e repletos de feitos memoráveis. Seguiremos, lado a lado, escrevendo novos episódios de excelência, mantendo viva a chama que há 80 anos ilumina caminhos e transforma destinos.
Feliz aniversário, Fundasp! Que seu legado continue a ressoar por séculos, inspirando gerações e elevando o Brasil a patamares jamais imaginados!
Tradição e vanguarda em prol dos valores humanísticos.
A Fundação São Paulo é a minha segunda casa.
Foi o meu primeiro emprego e espero que continue sendo assim com o passar dos anos.
Parabéns Fundação São Paulo, tenho orgulho de ser FUNDASP!
Entrei na Fundação São Paulo em 2019 e, desde o início, algo que me chamou bastante a atenção, em comparação com as empresas onde trabalhei anteriormente, foi o ambiente colaborativo, o respeito mútuo e a preocupação genuína com as pessoas em primeiro lugar.
Como em qualquer lugar, há aspectos positivos e desafios, e na Fundação São Paulo não é diferente. No entanto, o que mais se destaca e faz a diferença para mim é justamente essa cultura de respeito e colaboração, que se sobrepõe a qualquer dificuldade e me proporciona satisfação em fazer parte desta instituição.
Além desse ambiente acolhedor, a Fundação incentiva fortemente o desenvolvimento profissional, humano e espiritual de seus colaboradores.
80 anos promovendo transformação e conhecimento com muita fé!
80 anos acreditando que a educação muda a vida das pessoas! Parabéns Fundação São Paulo pelas conquistas! Essa é uma história de sucesso!
FUNDASP, manter nossas tradições que nos fazem ser o quê somos!
Há 80 anos, a Fundação São Paulo molda talentos, constrói futuros, fortalece laços comunitários e abraça a todos com inclusão.
A FUNDASP é um alicerce de transformação e aprendizado, que, ao longo de 80 anos, tem promovido mudanças significativas e contribuído para um futuro mais promissor para todos. Sinto-me especialmente grata por fazer parte dessa jornada, dedicando-me com amor, carinho e respeito a todos.
Gratidão sempre!!
Selo
Também foi lançado um selo comemorativo que reflete a trajetória contínua da FUNDASP de compromisso com a educação, a saúde e a assistência social, guiada pelos princípios cristãos e inspirada pelo espírito transformador de São Paulo Apóstolo. Um legado que transcende o tempo, mantendo-se sólido e relevante ao longo de oito décadas.
Elementos do Selo e Seus Significados:
1. O número 80 estilizado:
O desenho do número “8” remete ao símbolo do infinito (∞), representando a continuidade e o compromisso permanente da Fundação com suas atividades educacionais e sociais.
2. A Moeda de Ouro de São Paulo:
O zero do “80” abriga a imagem de São Paulo Apóstolo, um dos pilares da fé cristã, inspiração para a Fundação, e sinergia absoluta com as diretrizes da Igreja Católica. A figura de São Paulo, na tradicional moeda dourada, privilegia a leitura e compreensão mais direta do brasão da Fundação e traz o valor do ouro para as ações da FUNDASP. Remete aos “anos dourados” tal como as razões nobres de sua existência.
A inscrição “Sanctvs Pavlvs” ganha mais destaque, reforçando a identidade e os valores cristãos da instituição.
3. Tipografia e cores:
O uso do vermelho e dourado que já vem sendo adotado em todas as peças de comunicação da Fundação, remete à tradição, seriedade, excelência de suas ações, bem como, sua identidade cristã.
A combinação da fonte clássica com a manuscrita reflete o compromisso humanitário da instituição, destacando a importância das pessoas na construção e vivência dos valores da Fundação.