Fundação São Paulo - 80 anos

Fachada da Fundação São Paulo

A Fundação São Paulo completa 80 anos de existência em 2025, celebrando passado e presente, projetando o futuro e mantendo vivo o mesmo ideal desde a sua criação: formar gerações com valores humanos e cristãos capazes de construir um mundo justo e fraterno.

Desde 10 de outubro de 1945, a FUNDASP, orientada pela Fé Católica, desenvolve ações assistenciais que visam a inclusão social, além de promover atividades de ensino em todos os níveis e modalidades, estimulando a investigação, a pesquisa científica e a extensão de serviços à comunidade por meio de suas Mantidas e Unidades Suplementares.

Neste ano celebrativo, teremos as seguintes ações em homenagem aos 80 anos da Fundação:

  • Realização de dois eventos acadêmicos, para convidados, nos dias 24/6 no Tucarena, e 09/10 no Centro universitário Assunção
  • Publicação de um livro comemorativo
  • E realização de um espetáculo artístico

Depoimentos

Irmã Valdete Contin
Assessora Especial da Fundação São Paulo

Anna Maria Marques Cintra
Ex-reitora da PUC-SP

Prof. Dr. Aparecido Sirley Nicolett
Diretor da Faculdade de Ciências Exatas e
Tecnologia da PUC-SP

Profa. Dra. Cibele Isaac Saad Rodrigues
Coordenadora Acadêmica do Hospital Santa Lucinda

Profa. Dra. Edineide Maria de Oliveira
Pró-reitora de Pós-graduação do Centro Universitário Assunção

Prof. Dr. José Luiz Goldfarb
Coordenador do Núcleo Lumen PUC-SP

Luiz Felipe Pondé
Diretor Acadêmico do LABÔ

Profa. Dra. Myrt Thânia de Souza Cruz
Pró-reitora de Cultura e Relações
Comunitárias da PUC-SP

Cronologia

thumbnail

1945

Em 10 de Outubro de 1945 foi instituída, por escritura pública lavrada no 11° Cartório de Notas desta Capital, a Fundação São Paulo – FUNDASP. Seu ato constitutivo está inscrito sob n° 428 e Estatuto inscrito sob o n° 69.571 no 4° Oficial de Registro Civil de Pessoa Jurídica da Capital.

Thumbnail

1946

Criação da Universidade Católica, por iniciativa de Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta e de católicos leigos, tendo sido reconhecida pelo Decreto n. 9.632, de 22 de agosto de 1946.

thumbnail

1947

A Universidade Católica recebe, em 25 de janeiro de 1947, do Papa Pio XII o título Pontifícia, passando a se chamar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 11 de fevereiro, teve seu Estatuto aprovado.

Thumbnail

1954

DERDIC: A DERDIC, fundada em 1954, por um grupo de pais e amigos de crianças com deficiência auditiva, é uma unidade com coordenação administrativa própria, subordinada à Fundação São Paulo desde 1969. Como Unidade Suplementar da PUC-SP, é vinculada academicamente à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Universidade e atua nas áreas da Saúde e da Educação.

...

1960

Fundasp recebe o título de utilidade pública pelo Decreto Estadual n° 36360, de 8 de março de 1960.

...

1962

Fundasp recebe o título de utilidade pública pelo Decreto Federal n° 661, de 8 de março de 1962.

...

1969

• Incorporação direta, no mês de março, do Instituto Educacional São Paulo, futura DERDIC (Ata nº 36).

• A PUC-SP cria o primeiro curso organizado de pós-graduação do país.

thumbnail

1973

A Faculdade de Medicina e a Faculdade de Enfermagem de Sorocaba, ambas fundadas em 1951 e pioneiras como faculdades da área da saúde fora do eixo das grandes capitais, foram incorporados à PUC-SP, criando o campus Sorocaba.

thumbnail

1977

Dia 22 de setembro de 1977, a nossa história confunde-se com a história do País com a Invasão da PUC-SP.

Na tarde de 22 de setembro, estudantes faziam um ato em frente ao Tuca para celebrar a realização do 3º Encontro Nacional de Estudantes (ENE), proibido pelos militares; os alunos comemoravam ainda a reorganização do movimento estudantil e da União Nacional dos Estudantes (UNE), que atuava na clandestinidade.

thumbnail

1977

Dia 22 de setembro de 1977, a nossa história confunde-se com a história do País com a Invasão da PUC-SP.

Na tarde de 22 de setembro, estudantes faziam um ato em frente ao Tuca para celebrar a realização do 3º Encontro Nacional de Estudantes (ENE), proibido pelos militares; os alunos comemoravam ainda a reorganização do movimento estudantil e da União Nacional dos Estudantes (UNE), que atuava na clandestinidade.

O ENE havia sido terminantemente proibido pelo governo, e sua realização já havia sido impedida, dias antes, em Belo Horizonte e, em seguida, no campus da Universidade de São Paulo (USP). A reitora Nadir recusou-se a responder e a apertar a mão das autoridades.

A Polícia Militar de São Paulo invadiu o campus Monte Alegre com tropas chefiadas pessoalmente pelo Secretário de Segurança Pública Erasmo Dias. Os policiais atiraram bombas sobre os manifestantes e prenderam professores, alunos e funcionários. A invasão causou inúmeros danos à Universidade. Dias depois, a reitora apresentou uma queixa-crime contra a Secretaria da Segurança Pública pela invasão e danificação das instalações.

thumbnail

1977

HSL: O Hospital Santa Lucinda (HSL), localizado no município de Sorocaba, mantido desde 1977 pela Fundação São Paulo e vinculado academicamente à PUC-SP, atua como campo de estágio para estudantes dos cursos de graduação, especialização e residência nas áreas de Medicina e Enfermagem da Universidade, sendo também espaço de pesquisa e de produção de conhecimento fomentadas nos mestrados em Educação nas Profissões da Saúde e em Biomateriais e Medicina Regenerativa.

thumbnail

1980

• Inicio da consulta direta à comunidade para a escolha dos Reitores da PUC-SP.

• Início do processo de democratização Puqueano com a primeira eleição direta para reitor(a) no país e a fundação da APROPUC - Associação dos Professores da PUC-SP.

thumbnail

1983

Criação da Cogeae - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP. Atualmente, foi renomeada como Educação Continuada.

thumbnail

1984

O Tuca, Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sofreu dois incêndios em 1984, um em setembro e outro em dezembro, que o deixaram quase destruído.

thumbnail

1991

NUCVEST: Fundação São Paulo mantém, há mais de 34 anos, o Núcleo de Vestibulares, uma unidade de negócios autônoma que tem como principais atividades a elaboração, organização e realização de processos seletivos, vestibulares, residências médicas e multiprofissionais, exames de proficiência de línguas, concursos, entre outras formas de aferir conhecimento, atendendo às necessidades dos clientes e dos candidatos, com confiabilidade, qualidade, sigilo e excelência.

thumbnail

2005

Delimitação entre as funções acadêmicas e o financeiro.

thumbnail

2013

Arquivo Metropolitano de São Paulo: Fundado em abril 1918 por Dom Duarte Leopoldo e Silva e localizado no bairro do Ipiranga, na capital paulista, no mesmo prédio onde hoje funciona o campus Ipiranga da PUC-SP, o Arquivo Metropolitano de São Paulo atende a uma disposição do Código de Direito Canônico de 1917. Em 2013 o Arquivo Metropolitano passou a ser uma unidade mantida pela Fundação São Paulo, por meio do Conselho de Administração do Arquivo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva, presidido pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer. A FUNDASP passou a ser responsável também pela gestão de seu acervo com o objetivo de zelar pelo patrimônio religioso, eclesiástico, histórico e cultural da Arquidiocese de São Paulo.

thumbnail

2019

Assunção: O Centro Universitário Assunção, constituiu-se em 1970 como Instituto Educacional Seminário Paulopolitano (IESP), uma instituição particular comunitária e confessional de ensino superior, credenciada pelo Decreto de 06 de julho de 2000 que, em 2019, passou a ser mantido pela Fundação São Paulo.

thumbnail

2019

LABÔ: Criado em 2019 e inspirado em laboratórios como o Media Lab do MIT, um espaço a reflexões livres, independentes e de acesso ao público em geral, o LABÔ – Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, subordinado à Secretaria Executiva da FUNDASP, é um espaço para produção de conhecimento por meio da pesquisa, da reflexão e do diálogo.

thumbnail

2020

Desde o início da pandemia de Covid-19, quando as aulas passaram a ser remotas, a FUNDASP criou um Programa de Inclusão Digital e concedeu pacotes de dados de Internet e emprestou notebooks para estudantes bolsistas em situação de vulnerabilidade social. Esses alunos também receberam cestas básicas nesse período.

thumbnail

2024

Lumen: Criado em 2024, o LUMEN - Núcleo de Humanidades para Ciência e Tecnologia da PUC-SP - representa uma fonte de luz para alumbrar alguns dos principais desafios da atualidade; tem a proposta de estabelecer pesquisas, cursos, eventos e publicações que, com discernimento e sabedoria, nos municiem para enfrentar questões relacionadas, por exemplo, à revolução digital, às mudanças climáticas, aos avanços da genética e a outros temas correlatos.

thumbnail

2025

FCPE: Criação do Núcleo de Formação Continuada para Profissionais da Educação.

Frases de Colaboradores

A Fundação São Paulo desempenha um papel fundamental na promoção da educação e cultura, contribuindo para o desenvolvimento social e acadêmico.

São 80 anos de dedicação incansável à educação, transformando vidas e impulsionando mudanças significativas no cenário político, cultural e social do Brasil! Parabéns Fundasp!

Fundação São Paulo, por essência filantrópica e a serviço do saber. Muito mais do que instituição de ensino, tem o poder de transformar a vida de milhares de pessoas que por aqui passaram! Poder de proporcionar uma vida melhor, de transformar famílias, de transmitir a ferramenta do saber que move e constrói uma sociedade mais justa e digna.

Sinto orgulho de participar da FUNDASP, de assistir o crescimento de cada um dos nossos alunos e assistidos, de saber que com meu trabalho participo da construção de uma sociedade melhor!

A Fundação São Paulo, simboliza em minha vida um recomeço e uma mudança de visão, em relação ao meu futuro pessoal e profissional. Muito obrigado Fundação São Paulo e Parabéns pelos 80 anos!!!

A Fundação São Paulo semeia conhecimento e colhe impactos transformadores na sociedade, promovendo educação, cultura e inclusão.

Fundação São Paulo: 80 anos mantendo seus objetivos, princípios e ideais vivos, motivos pelas quais nós celebramos ontem, hoje e sempre.

Há 80 anos, a Fundação São Paulo é mais que uma instituição – é uma verdadeira família, onde o trabalho, o comprometimento e os valores cristãos se unem para construir um legado de conquistas e prosperidade. Juntos, seguimos firmes, com fé e dedicação, transformando vidas e criando um futuro de realizações para todos.

Ao longo de oito décadas, a Fundação São Paulo enfrentou desafios, superou obstáculos e construiu um legado de dedicação e excelência. Essa trajetória só foi possível graças ao empenho de todos os colaboradores.

Nesta data celebra-se não apenas o passado, mas também um futuro promissor. Que venham mais anos de crescimento, transformação e sucesso!

Parabéns pela dedicação e compromisso que tem mantido com a comunidade durante este período. Que continue melhorando cada vez mais.

Imensa responsabilidade tem a Fundação São Paulo como mantenedora da Pontifícia Universidade Católica, lugar que possui histórias, vidas, amizades, conquistas, espaço de muito orgulho.

É com imenso orgulho que celebro os 80 anos de história da nossa empresa. Fazem apenas 3 anos que estou aqui, e já é uma grande honra fazer parte dessa trajetória de sucesso e aprendizado. Agradeço pela oportunidade de crescer junto com todos vocês. Que venham mais décadas de conquistas e crescimento juntos!

Celebrar os 80 anos da Fundação São Paulo é olhar para trás com gratidão e reconhecer as oportunidades que ela nos proporcionou. É muito especial fazer parte de uma equipe que, com dedicação e esforço conjunto, ajuda a construir o sucesso das instituições que a FUNDASP mantém.

A Fundação São Paulo há oitenta anos, fomenta conhecimento, inclusão e cidadania, unindo fé, educação e cultura em um compromisso social.

Celebramos com emoção e orgulho os gloriosos 80 anos da Fundação São Paulo! Oito décadas de trajetória, marcadas por desafios transformados em oportunidades e conquistas que ecoam como legado de transformação. Ao longo dos meus 13 anos nesta missão, testemunhei pessoalmente o crescimento, inovação e o compromisso de uma instituição que não apenas educa, mas revoluciona o ensino em todas as suas dimensões.

Mais do que uma organização, a Fundação São Paulo é guardiã de nossa memória, farol do conhecimento e defesa da cultura brasileira. Impulsiona a pesquisa científica de ponta, estende mãos à comunidade, enquanto cultiva a arte, a liberdade de expressão e a identidade nacional. Cada projeto, cada iniciativa, é um ato de amor à cidadania.

Que os próximos capítulos sejam ainda mais iluminados e repletos de feitos memoráveis. Seguiremos, lado a lado, escrevendo novos episódios de excelência, mantendo viva a chama que há 80 anos ilumina caminhos e transforma destinos.

Feliz aniversário, Fundasp! Que seu legado continue a ressoar por séculos, inspirando gerações e elevando o Brasil a patamares jamais imaginados!

Tradição e vanguarda em prol dos valores humanísticos.

A Fundação São Paulo é a minha segunda casa.

Foi o meu primeiro emprego e espero que continue sendo assim com o passar dos anos.

Parabéns Fundação São Paulo, tenho orgulho de ser FUNDASP!

Entrei na Fundação São Paulo em 2019 e, desde o início, algo que me chamou bastante a atenção, em comparação com as empresas onde trabalhei anteriormente, foi o ambiente colaborativo, o respeito mútuo e a preocupação genuína com as pessoas em primeiro lugar.

Como em qualquer lugar, há aspectos positivos e desafios, e na Fundação São Paulo não é diferente. No entanto, o que mais se destaca e faz a diferença para mim é justamente essa cultura de respeito e colaboração, que se sobrepõe a qualquer dificuldade e me proporciona satisfação em fazer parte desta instituição.

Além desse ambiente acolhedor, a Fundação incentiva fortemente o desenvolvimento profissional, humano e espiritual de seus colaboradores.

80 anos promovendo transformação e conhecimento com muita fé!

80 anos acreditando que a educação muda a vida das pessoas! Parabéns Fundação São Paulo pelas conquistas! Essa é uma história de sucesso!

FUNDASP, manter nossas tradições que nos fazem ser o quê somos!

Há 80 anos, a Fundação São Paulo molda talentos, constrói futuros, fortalece laços comunitários e abraça a todos com inclusão.

A FUNDASP é um alicerce de transformação e aprendizado, que, ao longo de 80 anos, tem promovido mudanças significativas e contribuído para um futuro mais promissor para todos. Sinto-me especialmente grata por fazer parte dessa jornada, dedicando-me com amor, carinho e respeito a todos.

Gratidão sempre!!

Selo

Logo para os 80 anos da Fundação São Paulo

Também foi lançado um selo comemorativo que reflete a trajetória contínua da FUNDASP de compromisso com a educação, a saúde e a assistência social, guiada pelos princípios cristãos e inspirada pelo espírito transformador de São Paulo Apóstolo. Um legado que transcende o tempo, mantendo-se sólido e relevante ao longo de oito décadas.

Elementos do Selo e Seus Significados:

1. O número 80 estilizado:

O desenho do número “8” remete ao símbolo do infinito (∞), representando a continuidade e o compromisso permanente da Fundação com suas atividades educacionais e sociais.

2. A Moeda de Ouro de São Paulo:

O zero do “80” abriga a imagem de São Paulo Apóstolo, um dos pilares da fé cristã, inspiração para a Fundação, e sinergia absoluta com as diretrizes da Igreja Católica. A figura de São Paulo, na tradicional moeda dourada, privilegia a leitura e compreensão mais direta do brasão da Fundação e traz o valor do ouro para as ações da FUNDASP. Remete aos “anos dourados” tal como as razões nobres de sua existência.

A inscrição “Sanctvs Pavlvs” ganha mais destaque, reforçando a identidade e os valores cristãos da instituição.

3. Tipografia e cores:

O uso do vermelho e dourado que já vem sendo adotado em todas as peças de comunicação da Fundação, remete à tradição, seriedade, excelência de suas ações, bem como, sua identidade cristã.

A combinação da fonte clássica com a manuscrita reflete o compromisso humanitário da instituição, destacando a importância das pessoas na construção e vivência dos valores da Fundação.