Radar FUNDASP

Edição n.22 10/03/2025

imagem topo

International Relations Office representará a FUNDASP em importantes atividades neste semestre

O International Relations Office (IRO), que atua na internacionalização da Fundação por meio de novas e inovadoras parcerias acadêmicas com instituições estrangeiras, propondo ações administrativas que visem a promoção da missão Institucional e a atuação internacional das Mantidas, vai participar de três atividades nos próximos meses. Os encontros/eventos ocorrerão em abril, em Brasília, e em maio, em Los Angeles e San Diego, na Califórnia, EUA.

Em 2024, o IRO participou de cursos, eventos e congressos de abrangência internacional, visitando IES fora do Brasil e recebendo entidades e professores estrangeiros interessados em conhecer e trabalhar com a FUNDASP e suas Mantidas. Foram inúmeras instituições da América Latina, Estados Unidos, Europa, África e Ásia.

Em 19/02/25, estiveram na FUNDASP representantes do Consulado de Cuba. Rebeca Ciorniavei, gerente do IRO, recebeu Luis Cepeda e Pilar Marchante Castellanos e foram discutidas oportunidades e parcerias de internacionalização universitária.

O IRO trabalha na continuidade e no desenvolvimento de parcerias que viabilizem outras formas de intercâmbio virtual, tornando a internacionalização mais inclusiva e acessível a todos os estudantes, e na criação de futuros cursos de abrangência internacional comtemplando as Mantidas.

Também em 2024, foi implantado o programa Teletandem Brasil no Centro Universitário Assunção, em parceria com a Georgetown University, dos EUA. A atividade tem o objetivo de fomentar a aprendizagem de línguas em conjunto com pares falantes, em conversas online gravadas, aproximando estudantes universitários brasileiros, que desejam aprender outra língua (nesse caso, o inglês) com estudantes estrangeiros (nesse caso, alunos da universidade parceira) que desejam aprender português. Os participantes tiveram uma rica experiência internacional, tanto com relação à fluência de um novo idioma como em contato com uma nova cultura, e sem nenhum custo.

imagem topo

Centro Universitário Assunção oferece curso gratuito sobre apadrinhamento afetivo

O Centro Universitário Assunção, em parceria com a Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), promove o curso gratuito de Apadrinhamento Afetivo. O objetivo é preparar, por meio de um processo formativo e seletivo, pessoas que queiram apadrinhar os jovens abrigados em serviços de acolhimento institucional.

A capacitação dos voluntários começa pela contextualização do programa e as peculiaridades das crianças e adolescentes que se encontram institucionalizados. Após esse período, os candidatos passam por orientação jurídica, que tem como objetivo definir os critérios legais do programa e trazer segurança aos interessados na decisão de participar. Depois, é a orientação pedagógica, que tem como finalidade apresentar as diferentes fases da criança e do adolescente.

Karen Ambra, reitora do Centro Universitário Assunção afirmou que o convívio e a sua inserção em uma realidade familiar são experiências enriquecedoras. O contato com novas rotinas e dinâmicas vão sinalizando perspectivas sobre o futuro. “Por vezes, é como se um novo mundo se abrisse, com elementos capazes de desenhar sonhos e futuros diferentes.”

Após a capacitação, os candidatos passam por uma avaliação social e psicológica para terem a oportunidade de acompanhar de perto a vida dos seus afilhados. O projeto também possibilita que os voluntários participem de atividades fora do serviço de acolhimento, como passeios, férias, datas e momentos importantes de suas vidas.

“A sensação de acolhimento e o sentimento de pertencimento são reconfortantes, fortalecem o valor que o sujeito tem de si, a autoaceitação e até o sentido da vida, fortalecendo ou até fazendo surgir o otimismo e a esperança de construir um futuro que passa a ser vislumbrado, que pode ser construído a partir de novas referências. Por vezes, é na simplicidade que reside o atendimento a necessidades e anseios. Um dos afilhados do nosso Programa, questionado sobre o que mais gostava de fazer com sua madrinha, respondeu que era vê-la lavando a louça depois do almoço de domingo. Tão simples e tão significativo! Fazer a diferença na vida de alguém faz a vida, de quem provoca isto, também ser diferente. A vivência daquela cena, de maneira repetida, provavelmente provocava sensação de pertencimento ao seio familiar, acolhimento e estabilidade”, afirma a reitora Karen Ambra.

Para participar, clique aqui.

imagem topo

FUNDASP conclui reforma da praça de alimentação do campus Monte Alegre com abertura da “varandinha”

As obras na área lateral da praça de alimentação do campus Monte Alegre, conhecida como “varandinha”, foram finalizadas no dia 25/2 e o local liberado à comunidade universitária. Toda área foi revitalizada, para proporcionar um ambiente mais moderno e agradável para estudantes, professores e funcionários. A capacidade total também foi ampliada, passando de 120 para 178 lugares.

A reforma incluiu melhorias no layout, modernização dos equipamentos e troca do piso e mobiliário, oferecendo mais conforto para quem frequenta o local. A intervenção teve o objetivo de aprimorar a estética do ambiente e otimizar a funcionalidade, garantindo que o local seja um ponto de convivência ainda mais atrativo, acolhedor e prático para todos.

“No corredor externo foram colocadas mesas para grupos maiores, algo que os estudantes valorizam, para comerem e interagirem juntos. É um espaço importantíssimo de convivência”, afirma o prof. Pedro Aguerre, do curso de Administração.

“A reforma da área externa foi muito positiva, principalmente para as pessoas que almoçam em grupos grandes. O espaço ficou ótimo, gostei da arquitetura industrial, ficou bem bonito”, enfatiza Daniken Domene, funcionário da secretaria da Faculdade de Ciências Sociais.

“A reforma da varandinha ficou muito boa e o local muito confortável. Algo importante de destacar é que tivemos um aumento no número de lugares, isso é muito positivo para os frequentadores da praça de alimentação”, reitera Bruno Rodrigues dos Santos, aluno do 3º semestre de Jornalismo.

Com a conclusão das obras, a nova praça de alimentação se tornou um espaço mais amplo, moderno e confortável, reforçando o compromisso da FUNDASP com o bem-estar e a qualidade de vida nas suas Mantidas e Unidades Suplementares.

imagem topo

FUNDASP firma parceria e Derdic receberá investimentos e projeto social esportivo

A Fundação firmou parceria com a Play Tennis, com 45 anos de tradição, para administração, manutenção e reforma da área esportiva existente na unidade Derdic. Serão construídas quatro novas quadras de tênis com piso rápido e realizadas obras de melhorias das quadras existentes, da infraestrutura dos espaços, da área externa e do estacionamento. Ainda serão reformados o ginásio, o vestiário e a lanchonete. 

O espaço foi cedido à empresa por um período determinado, no qual os serviços serão bancados pela Play Tennis, que ainda pagará um aluguel mensal à FUNDASP. Em contrapartida, além dos importantes investimentos, a iniciativa também contemplará ganhos relevantes para os alunos. Um projeto de inclusão social vai beneficiar os 45 alunos do IESP – Escola Bilíngue para Surdos, que poderão ter aulas de tênis e/ou participar das aulas de futsal oferecidas pela Play Tennis.

A iniciativa vai unir a cultura esportiva e valores humanos, fortalecendo o processo educacional realizado pela Derdic. Todas as melhorias devem estar finalizadas até o final do primeiro semestre deste ano.

imagem topo

Entrada da rua Ministro Godói ganha nova recepção

A FUNDASP entregou no dia 26/2 a nova recepção da entrada da rua Ministro Godói, no campus Monte Alegre. A área foi revitalizada, valorizando a humanização e o acolhimento que o espaço precisa ter. O local recebeu novo mobiliário, sistema de iluminação, estrutura de madeira, decoração com folhagens e um logo especial da PUC-SP na parte frontal.

Em destaque, a equipe de agentes da Direção de Campus que atua nas duas entradas do campus. Na imagem, da esquerda para direita, Nazaré, Rodrigo, Flávio e Izabel. 

Voltar Home Radar Para sugestões, comentários, correções ou para simples interações mande e-mail para: cjbraga@fundasp.org.br