Radar FUNDASP

Edição n.23 26/03/2025

imagem topo

FUNDASP torna-se signatária do PACTO BRASIL pela integridade empresarial, da CGU

A Fundação foi reconhecida como signatária do PACTO BRASIL PELA INTEGRIDADE EMPRESARIAL, pela Controladoria-Geral da União (CGU), após ter a primeira autoavaliação concluída. A Instituição assinou em dezembro de 2024 o termo de adesão ao PACTO, assumindo o compromisso com a integridade empresarial, a ética e o respeito aos direitos humanos e ambientais, e a adesão ocorreu em 11/03/25.

O processo foi conduzido pelo setor de Ética e Integridade da FUNDASP, que realizou a autoavaliação e obteve um diagnóstico das medidas de integridade adotadas pela Instituição. Karolina Ribeiro, responsável pela área, explica a importância da Mantenedora ter aderido ao protocolo/procedimento.

“A adesão representa o nosso compromisso contínuo com a ética, reforçando nossa determinação em promover um ambiente institucional íntegro e em conformidade com as melhores práticas. Além de ser um passo importante em nossa trajetória, consolida os princípios da FUNDASP no movimento pela integridade, fortalecendo e inspirando todos os seus membros. Em alinhamento com as mais rigorosas práticas de governança corporativa, continuaremos implementando e aprimorando iniciativas em todos os níveis da Instituição”.

O PACTO estimula empresas e instituições a assumirem, voluntariamente, o compromisso público para a construção e o fortalecimento de uma cultura de integridade empresarial, a partir do compartilhamento de princípios e medidas voltadas ao estímulo e garantia da integridade no setor privado e da adoção de ações concretas para transformar positivamente o ambiente organizacional e as relações das empresas com o setor público e a sociedade, de modo a promover um ambiente de negócios saudável e sustentável.

A empresa/entidade que adere ao Pacto Brasil assume publicamente o compromisso com a integridade em todo ciclo de negócios e é diretamente beneficiada ao atrair clientes, funcionários, fornecedores e parceiros que se coadunam com essa postura. A partir de agora a Fundação poderá utilizar o selo da CGU e terá seu nome divulgado no site do programa.

imagem topo

Ouvidoria da FUNDASP: Canal de comunicação e atendimento às demandas institucionais

A Ouvidoria da Fundação São Paulo foi criada em 2014, sendo um canal de comunicação institucional aberto aos alunos, professores, funcionários, fornecedores e ao público externo em geral. Ela acolhe, analisa e trata reclamações, denúncias, sugestões, informações e elogios recebidos.

Esta Ouvidoria trata de questões de ordem administrativo-financeira, de competência da Mantenedora. As questões de ordem acadêmica são de competência das Ouvidorias da PUC-SP e do Centro Universitário Assunção, enquanto as questões de caráter hospitalar devem ser tratadas na Ouvidoria do Hospital Santa Lucinda. As demandas relacionadas à DERDIC e ao Teatro TUCA também são encaminhadas pela Ouvidoria da Fundação São Paulo.

Por ser um canal de comunicação, em 2ª instância, a Ouvidoria mediará as demandas de ordem financeira/administrativa junto às áreas competentes, com exceção das negociações de débito, que devem ser tratadas diretamente no Núcleo de Conciliação e Cobrança, canal exclusivo para tais tratativas.

“A Ouvidoria e o setor de Ética e Integridade, pautados no Código de Ética e Conduta, atuarão em conjunto nas denúncias sobre atos e fatos irregulares, ilegais ou desconfortantes, conforme a política da Mantenedora e a legislação vigente, sempre com respeito e confidencialidade”, afirma Rosangela Sanson, ouvidora da FUNDASP.

Os interessados podem enviar suas demandas através do sistema de Ouvidoria, disponível na página da Fundação São Paulo, clicando aqui: https://www.fundasp.org.br/ouvidoria/.

O manifestante pode optar por enviar sua solicitação como "aberta", quando há identificação do manifestante, ou como "anônima", sem identificação. Existe também a possibilidade da opção “sigilosa”, quando apenas a Ouvidoria tem acesso à identificação.

imagem topo

FUNDASP cria o programa “PUC Talentos” e inicia nova forma de ingresso na Universidade

Candidatos com excelente desempenho no Processo Seletivo de Verão 2025 da PUC-SP, mas que não foram convocados para os cursos de Direito e Relações Internacionais, têm agora uma nova opção de acesso à Universidade: o PUC Talentos. O programa, desenvolvido pela Fundação, oferece um curso de extensão que prepara o estudante para seu percurso na Graduação e ao mesmo tempo pode garantir sua vaga para ingresso no segundo semestre de 2025, sem necessidade de participar de um novo processo seletivo.

Uma novidade será o aproveitamento de créditos. Será possível utilizar 50% dos créditos cursados e aprovados no PUC Talentos em disciplinas da Graduação a serem definidas após a confirmação da matrícula. O curso tem oito créditos e quatro poderão ser escolhidos. Esses alunos também poderão se familiarizar com a dinâmica universitária e amadurecer sua visão acadêmica, além de ter contato com importantes questões ambientais, humanitárias, de gênero, migração e refúgio, saúde global, entre outros, a partir de diferentes perspectivas.

O programa terá duração de 15 semanas e acontecerá ao longo deste primeiro semestre. Ao concluir o curso e se for aprovado nas unidades curriculares oferecidas, o estudante garante sua vaga na Graduação.

“Gostei muito de tudo o que apresentaram, mas o que me encantou foi a dinâmica do professor e a forma que ele dirigiu a aula. Isso mostra a preparação do corpo docente da PUC-SP, o que me deixa muito ansioso para a próxima etapa, que é a Graduação”, afirmou Francisco Fragoso, futuro aluno do curso de Direito.

“Eu confesso que não criei expectativa nenhuma, mas aprendi bastante hoje e não imaginei que fossemos ter uma aula tão densa e gostei muito da experiência”, comentou Caio Manzano, futuro aluno do curso de Relações Internacionais.

“Os alunos puderam ter uma noção maior de todas as carreiras que podem seguir e a ampliação que a PUC-SP dá do mundo, uma ampliação filosófica, religiosa e jurídica. Isso é próprio da PUC-SP”, enfatizou o prof. Carlos Roberto Husek (Direito), que ministrou a primeira aula do projeto, na tarde do dia 18/03, no campus Perdizes.

imagem topo

Fonoaudiólogas que atendem na Derdic promovem campanha no Carnaval

Duas estudantes de pós-graduação do programa em Comunicação Humana e Saúde da PUC-SP participam de um projeto da Academia Brasileira de Audiologia / Hear the World Foundation, realizado em parceria com programas de Fonoaudiologia de algumas universidades, e que tem por objetivo capacitar profissionais de todo o Brasil na área da reabilitação auditiva pediátrica.

Gracieli Macedo e Nayara Januário, bolsistas do projeto ABA/HTW, realizam atendimentos na Derdic e idealizaram a campanha Audição na Folia, em comemoração ao Dia Mundial da Audição (3 de março). A ação visou sensibilizar e conscientizar o público de foliões sobre os riscos associados à exposição excessiva e prolongada de ruídos, comuns durante as festividades carnavalescas, e reforçar a importância da proteção auditiva.

Durante o Carnaval, as alunas, com o auxílio de estudantes e professores de graduação e pós-graduação de fonoaudiologia da PUC-SP, foram a bloquinhos, eventos e escolas de samba para entregar protetores auriculares e panfletos com informações sobre a conscientização e prevenção de danos auditivos. 

A exposição prolongada a ruídos ou sons fortes, em ambientes de trabalho ou lazer, podem causar danos permanentes à audição, resultando em perda auditiva irreversível. Além disso, a exposição continuada a sons de alta intensidade pode levar à progressão da perda auditiva e causar outros problemas de saúde, como insônia ou doenças cardiovasculares, por isso, cuide bem da sua audição para evitar uma “ressaca auditiva”.

imagem topo

FUNDASP inaugura novas áreas de convivência para colaboradores do HSL

A Fundação investiu em modernas áreas de convivência e alimentação para a comunidade hospitalar de funcionários do Hospital Santa Lucinda (HSL). A infraestrutura foi ampliada com a criação de novos ambientes, que totalizam 70 m², planejados para proporcionar momentos de descanso e refeição com maior conforto e comodidade.

Os espaços, entregues neste mês, contam com equipamentos e eletrodomésticos novos, que incluem aparelho de televisão, ar-condicionado, fontes de água purificada, dois fornos de microondas, geladeira e mobiliário ergonômico.

"Estes novos ambientes representam mais um sinal de valorização da Instituição aos nossos colaboradores e prestadores de serviços", afirma a coordenadora acadêmica do HSL, professora doutora Cibele Saad Rodrigues. As novas instalações atendem às necessidades de descanso e alimentação, como preconizado pelas boas práticas hospitalares.

A iniciativa também reflete o compromisso da FUNDASP com o bem-estar dos profissionais que fazem do HSL uma referência em atendimento hospitalar, sobretudo aos pacientes cobertos pelos recursos do SUS, proporcionando ambientes que favorecem a integração e o equilíbrio físico e emocional durante as pausas da jornada de trabalho.

Voltar Home Radar Para sugestões, comentários, correções ou para simples interações mande e-mail para: cjbraga@fundasp.org.br