Radar FUNDASP

Edição n.24 10/04/2025

imagem topo

FUNDASP investe em práticas ESG e HSL começa a produzir a própria energia

O Hospital Santa Lucinda (HSL) deixará de emitir 25,7 toneladas de CO2 por ano, o que corresponde ao plantio de 180 árvores. Com a modernização do sistema e colocação de placas fotovoltaicas, a previsão é de uma economia anual de R$ 300 mil reais. Isso porque a energia elétrica não utilizada pelo HSL será injetada no sistema de distribuição da concessionária, que pagará à Fundação pelo excedente.

A usina fotovoltaica instalada na cobertura do HSL foi homologada e a unidade vai produzir a maior parte da energia elétrica utilizada. A concessionária CPFL Piratininga liberou o sistema recentemente, e ele já está em processo de geração.

A Fundação, com foco nas práticas ESG, apresentou projeto de otimização do consumo energético do HSL ao Programa de Eficiência Energética (PEE), do Governo Federal. O plano foi contemplado e possibilitou a instalação de 158 módulos de captação de energia solar na cobertura do prédio e a substituição das cerca de duas mil lâmpadas de tecnologias antigas por LED.

A FUNDASP trabalha de forma intensa na promoção e difusão, em suas Mantidas e Unidades Suplementares, dos conceitos e iniciativas fundamentados nas melhores ações sociais, ambientais e de governança e criou o Comitê Fundação ESG, responsável por organizar e sistematizar ações voltadas às práticas ESG dentro do universo educacional.

Além da criação da usina solar no HSL, também estão sendo realizados projetos nas seguintes áreas: Mercado de energia limpa; Redução de plástico de uso único; Reaproveitamento de equipamentos e Combate ao assédio no ambiente corporativo. 

imagem topo

Campanha “3+3 que importam” está no ar: destine parte do seu IR devido para Projetos Sociais da PUC-SP

Você sabia que pode destinar parte do seu Imposto de Renda devido para programas sociais da PUC-SP, sem gastar nada a mais por isso? Todos os contribuintes que preenchem o "Formulário Completo" podem participar dessa ação solidária, com total segurança e agilidade, por meio do programa da Receita Federal.

O programa “3+3 que importam” foi criado pela Fundação São Paulo, Mantenedora da Universidade, e destina 3% do Imposto de Renda para dois projetos com foco em crianças e adolescentes e 3% para um projeto que atende idosos. Acesse a página do programa para conhecer os três projetos possíveis de serem apoiados e seguir o passo-a-passo para fazer a sua doação até 31/5.

Juscelino Pereira, gerente de Projetos e Parcerias Institucionais da FUNDASP, explica que a destinação é feita sobre o imposto devido, ou seja, o valor doado deixa de ser pago à Receita Federal, sendo destinado diretamente aos projetos sociais da Instituição, sem que o doador precise desembolsar nenhum valor adicional.

“A campanha 3+3 vai além de uma simples destinação de recursos; ela envolve a sensibilidade da nossa comunidade e promove um gesto de compartilhamento, impactando diretamente a vida daqueles que serão beneficiados pelos projetos sociais da Universidade, com resultados reais e visíveis”, afirma Juscelino.

    Participe:
  • Todos os contribuintes que preenchem o “Formulário Completo” podem participar.
  • A doação é feita de forma direta pelo Programa da Receita Federal, com total segurança. Não perca essa oportunidade de fazer a diferença!
  • Acesse www.fundasp.org.br/incentive/ para mais informações ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 99242-7175.
imagem topo Clique para ampliar imagem

FUNDASP conclui revitalização da fachada principal do Cardeal Motta

Os serviços de revitalização da fachada principal e lateral (rampa) do edifício Cardeal Motta (prédio velho), da PUC-SP, foram concluídos no dia 24/03. A construção é tombada e a manutenção teve a anuência do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. 

A obra, sob supervisão do setor de Arquitetura e Infraestrutura da Fundação, ocorreu em caráter emergencial para tratamento de infiltrações e remoção de reboco que estava se desprendendo das paredes. A iniciativa teve por objetivo garantir a segurança da comunidade universitária e a conservação do patrimônio histórico. Assim, o Conpresp e o Condephaat atenderam prontamente a solicitação da FUNDASP. 

Também foram realizados serviços de limpeza e pintura da parte externa do prédio, além da reposição de algumas peças de azulejo, que formam um mosaico no topo da fachada principal.

imagem topo

CBN Universidades: alunas produzem 8ª reportagem da parceria

Se o rádio é um veículo distante do cotidiano das novas gerações, os podcasts são exatamente o oposto. No semestre passado, as estudantes de Jornalismo da PUC-SP Beatriz Barboza e Giuliana Barrio Zanin capricharam na realização de um extenso material para a disciplina de audiojornalismo. No formato de podcast, os programas traziam reportagens sobre sexualidade feminina, abordando temas mais ligados à faixa dos 20 anos.

Agora em 2025, ambas viveram o desafio de produzir um novo material ligado ao tema, desta vez para disciplina de rádio. Escolheram voltar o foco para a sexualidade feminina na terceira idade. O resultado foi tão bom que a professora Vanessa Oliveira, responsável por ambas as disciplinas, as convidou para integrar o projeto CBN Universidades. A reportagem de Beatriz e Giuliana foi ao ar no último sábado (29/3).

“Falar do tema em uma rádio faz todo o sentido, porque atinge exatamente nosso público. Do podcast até essa notícia, tivemos que fazer adaptações no roteiro. A pauta inteira foi pensada para trazer uma reflexão a essas mulheres, para que elas pensem a própria sexualidade de uma forma diferente. Através da CBN, nosso objetivo estará sendo concretizado”, comemora Beatriz.

“Não ouço rádio no meu dia-a-dia, mas tenho consciência da sua importância para uma grande parte da população. Conseguir transformar esse tema tão importante em uma reportagem e veicular nacionalmente é algo muito especial para nós, porque nos dá a oportunidade de dialogar com diferentes idades e culturas”, ressalta Giuliana.

A profa. Vanessa defende positivamente a parceria entre a universidade e o mundo do trabalho. “É fundamental. Vivemos uma crise muito grande no mercado de trabalho de Jornalismo. Há um fenômeno que é a enorme produção de conteúdo feita por pessoas que não são jornalistas e que não tem nenhum compromisso com a ética jornalística. Então, as inserções dos estudantes em experiências como essas são importantes para que entendam, na prática, o valor que o trabalho deles tem. Espero que tenhamos cada vez mais parcerias como essas”, afirma a docente.

A FUNDASP, mantenedora da PUC-SP, fechou parceria com a rádio para que os estudantes dos cursos de Comunicação participem do CBN Universidades. O trabalho consiste em produzir uma matéria jornalística totalmente preparada pelos estudantes para ir ao ar na emissora uma vez por mês.

imagem topo

FUNDASP reconhece e agradece parceria com empresas que apoiaram projetos institucionais sociais

A Fundação São Paulo reconhece e agradece a parceria com empresas que apoiaram projetos institucionais sociais da FUNDASP, nos anos de 2023 e 2024. A importante iniciativa apoia causas importantes e incentiva novas colaborações.

Sua empresa também pode fazer a diferença e apoiar um dos nossos projetos. Entre em contato com o setor de Projetos e Parcerias Institucionais da FUNDASP pelo e-mail parcerias@fundasp.org.br ou pelo WhatsApp (11) 99242-7175.

    Conheça alguns dos projetos apoiados e seus respectivos patrocinadores:

  • Projeto FMID 2022

    "App Eu aos 80 - Ação Intergeracional para Redução de Discriminação Etária e Disseminação de Direitos da Pessoa Idosa"
    Apoio: Loga.

  • Projeto Escritório Modelo - FUMCAD 2023

    "PUC/SP - Na defesa dos direitos das crianças e adolescentes em situação de rua e na rua"
    Apoio: Loga.

  • Projeto DERDIC - FUMCAD 2023

    "Acolhimento e Tratamento de Crianças com TEA em Centro Especializado de Reabilitação (CER)"
    Apoio: BNY Mellon.

  • Projeto DERDIC - CONDECA 2023-2024

    "O Curso de Aprendizagem para a Inclusão Profissional de Adolescentes Surdos"
    Apoio: Merck.

  • Projeto CEDEPE - CEI 2023

    "Virada da Maturidade: intervenção e avaliação de impacto ao esporte e cultura de pessoas idosas"
    Apoio: Grupo MAG.

Destes projetos, todos estão em fase de captação, com exceção do projeto "App Eu aos 80 - Ação Intergeracional para Redução de Discriminação Etária e Disseminação de Direitos da Pessoa Idosa", que captou 100% do valor previsto e está iniciando o processo de adesão para posterior execução.

Voltar Home Radar Para sugestões, comentários, correções ou para simples interações mande e-mail para: cjbraga@fundasp.org.br