Radar FUNDASP
Edição n.30 07/07/2025

FUNDASP 80 ANOS: evento internacional abre comemorações
Debate no Tucarena trouxe reflexões sobre educação católica no mundo plural
Com o tema Educação Católica no Mundo Plural - atualidade, desafios e perspectivas, a FUNDASP realizou, no último dia 24/6, um debate internacional no Tucarena. Participaram do evento o prof. Mario Torres Jarrin, da Universidad Pontificia de Salamanca (UPSA), o Reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Pedroso, SJ, e o Vigário Episcopal do Vicariato para a Educação e a Universidade da Arquidiocese de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia. O debate foi mediado pela gerente do International Relations Office da FUNDASP (IRO), Rebeca Ciorniavei. O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Presidente do Conselho Curador da Fundação, enviou mensagem em vídeo, pois cumpre agenda em Roma.
A solenidade contou com a presença de autoridades, religiosos, docentes, colaboradores e convidados que, após ouvir as palestras, também participaram com perguntas aos convidados.
Em 9/10, haverá novo evento, desta vez com o tema Que mundo vamos construir? – geração beta e relação com IA, no Centro Universitário Assunção. Em breve serão divulgadas mais informações.
MISSÃO
As celebrações dos 80 anos da Fundação São Paulo abordam passado e presente, projetando o futuro e mantendo vivo o mesmo ideal desde a sua criação: formar gerações com valores humanos e cristãos capazes de construir um mundo justo e fraterno.
Criada em 10 de outubro de 1945, a Fundação São Paulo é orientada pela Fé Católica e desenvolve ações assistenciais que visam a inclusão social, além de promover atividades de ensino em todos os níveis e modalidades, estimulando a investigação, a pesquisa científica e a extensão de serviços à comunidade por meio de suas Mantidas, a Pontifícia Universidade Católica e São Paulo e o Centro Universitário Assunção, e Unidades Suplementares, o Hospital Santa Lucinda e a Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic).
Veja a seguir alguns depoimentos concedidos durante o evento de abertura:

"É uma alegria celebrar a Fundação São Paulo. São 80 anos de caminhada, que começaram em 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, quando a humanidade procurava se reencontrar, se reconstruir. Essa é a proposta da FUNDASP e de suas mantidas: educar no humanismo cristão, ensinando a respeitar os direitos fundamentais da pessoa humana, educar para tornar o mundo melhor. Nos dias que estamos vivendo, esta vocação da Fundação São Paulo é mais do que urgente. O mundo carece da construção de uma sociedade justa, fraterna, igualitária. Para isso trabalhamos todos os dias, cada um de nós, em todas as funções da Fundação São Paulo."

"Houve muitos momentos marcantes na história da FUNDASP e um deles foi quando a mantenedora consolidou seu corpo administrativo e ampliou sua proximidade com a PUC-SP. Isso permitiu que os investimentos fossem melhor direcionados e racionalizados, em favor das Mantidas. Afinal, é para isso que a Fundação existe, para manter as entidades ligadas a ela, e participar de sua reconstituição como instituição foi, para mim, muito marcante. Tenho grande orgulho e alegria de trabalhar na FUNDASP, uma entidade com relevância social nas três áreas em que atua: educação, saúde e assistência social. Se eu puder resumir em uma palavra tudo o que fazemos em nosso trabalho na FUNDASP, é esta: compromisso."

"Desde o ano passado temos mantido contato com a FUNDASP e explorado a possibilidade de fazer programas acadêmicos e pesquisas conjuntos. Para nós é uma satisfação trabalhar com outra universidade irmã, como é a PUC-SP. Foi muito interessante compartilhar neste evento a pesquisa que realizamos na Universidad Pontificia de Salamanca sobre universidades e tecnologias disruptivas. Felicito a FUNDASP por estes primeiros 80 anos. A história nos mostra que uma das maiores contribuições da Igreja à sociedade tem sido a criação de universidades e a FUNDASP deve se sentir orgulhosa de suas realizações."

"Sempre admirei a PUC-SP e celebro a FUNDASP por manter esta sua grande obra. Participar deste evento é uma enorme alegria, porque me conecta com São Paulo, cidade onde nasci, e com a mantenedora da PUC-SP, uma universidade irmã daquela que sou reitor. Estar aqui nos lembra a importância das universidades, principalmente as pontifícias, e de como elas precisam ser mantidas por instituições sólidas, que compreendam e ajudam a realização de suas missões. Desejo que a FUNDASP continue cumprindo seu papel. Muitas vezes, é um trabalho discreto, por sua própria natureza, mas é fundamental."

"Nesses 80 anos, muitas pessoas já passaram pelos corredores das instituições Mantidas pela FUNDASP. É uma alegria poder celebrar este fato, porque a Fundação foi criada justamente para oferecer à nossa sociedade uma universidade de inspiração católica cristã, num momento difícil pós término da Segunda Guerra Mundial. Oito décadas depois, ela se ampliou e oferece formação acadêmica e serviços em diversas áreas, num trabalho consolidado e muito importante para a sociedade, construindo caminhos para formar bons cidadãos. Parabéns à FUNDASP pelos 80 anos e às pessoas que vem construindo essa história ao longo das décadas. Deixo uma mensagem de perseverança e de resiliência para que a Fundação continue oferecendo o serviço de qualidade e a formação aprofundada e humanista que tem sido sua marca."
• Clique aqui para acessar o evento na íntegra.
• Clique aqui para acessar a mensagem do Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Derdic na Mídia: Desafios e tendências do autismo no Brasil
A Profa. Dra. Mônica Elisabeth Simons Guerra, médica foniatra e docente da Derdic, participou recentemente de entrevistas e de um evento sobre os desafios do autismo e TDAH no Brasil.
Foram publicadas as seguintes reportagens:
• “Três aplicativos que auxiliam na comunicação de pessoas com autismo” – Portal Veja
• “Seu filho faz isso? 5 sinais de transtorno de linguagem que muitos pais ignoram’ – Revista Crescer
A Dra. Mônica Guerra, além de médica na Derdic, também é docente do curso de especialização em aprimoramento em Foniatria, oferecido pela Educação Continuada da PUC-SP.
O curso visa capacitar o médico otorrinolaringologista a avaliar, diagnosticar e participar da equipe multiprofissional de reabilitação de transtornos de comunicação, linguagem e aprendizagem. Clique aqui e saiba mais.

Parceria entre HSL e vereadores garante ampliação de cirurgias eletivas em Sorocaba
Em 6/6, o Hospital Santa Lucinda (HSL) recebeu a visita do vereador Silvano Júnior (Republicanos). O encontro teve como pauta principal a continuidade do projeto de cirurgias eletivas e o fortalecimento da parceria entre o hospital e a Câmara Municipal de Sorocaba.
Participaram da reunião a coordenadora acadêmica e responsável pelo Grupo de Captação de Recursos (GCR) do HSL, Cibele Rodrigues, e o superintendente da instituição, Carlos Drisostes. A conversa reforçou a importância do apoio parlamentar, por meio de emendas, para ampliar a capacidade de atendimento cirúrgico e beneficiar a população que depende do sistema público de saúde.
“O Hospital Santa Lucinda está prestes a atingir a marca de mil cirurgias eletivas realizadas com apoio das emendas parlamentares”, celebrou Cibele. “Quando esse número for alcançado, os gestores do HSL pretendem apresentar oficialmente os resultados na Câmara Municipal, como forma de prestação de contas e agradecimento aos vereadores que têm contribuído para viabilizar o projeto”, pontuou o superintendente, Carlos Drisostes.
Em 2024, Silvano Júnior destinou R$ 300 mil ao Hospital Santa Lucinda por meio de emenda no orçamento municipal. Segundo o parlamentar, a prioridade é fortalecer o atendimento de saúde para a população que depende do SUS, especialmente a de menor poder aquisitivo.
As cirurgias realizadas no HSL incluem procedimentos de média complexidade, em especialidades como cirurgia geral, otorrinolaringologia, urologia e ginecologia, contribuindo para a redução do tempo de espera por atendimento na rede pública.

FUNDASP promove treinamento para colaboradores sobre LGPD
A Fundação convocou todos os funcionários que atuam no prédio-sede da Instituição a participarem do treinamento "LGPD – Conceitos Fundamentais", ministrado por Marcus Vinicius Salles, responsável pelo setor de Segurança da Informação. A capacitação foi organizada pelo setor de Desenvolvimento Humano da Mantenedora.
Os encontros presenciais ocorreram entre 27/5 e 24/6, nos períodos matutinos e vespertinos, divididos em turmas de maneira que todos os funcionários puderam participar. Foram apresentados os aspectos essenciais da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com o intuito de promover o alinhamento às diretrizes legais e institucionais.
Para Salles, a importância de uma ação como esta, contempla algumas das necessidades e os cuidados que se deve ter com dados. “A lei surgiu sobretudo para evitar danos às pessoas. Há outros fatores envolvidos, que serão discutidos no treinamento, no sentido de aplicar as orientações que estão sendo dadas para proteger a si mesmo e a outras pessoas também”, destacou o especialista.
Matheus Santos Barreto, um dos responsáveis por compras e contratações de serviços da FUNDASP, participou do treinamento. "Precisamos ter cuidados especiais com dados que são sensíveis, tanto pessoais quanto da empresa, pois há risco de caírem em mãos erradas e causarem estragos coorporativos e pessoais. O curso nos trouxe mais informações sobre o tema, como os cuidados que devemos ter e ferramentas que podemos usar para mitigar possíveis vazamentos”, observou o funcionário.
A analista de Desenvolvimento Humano e Benefícios, Carla Marques Li Volsi Moreira, também falou de sua experiência no treinamento. "Este é um tema muito importante, principalmente para mim que sou do DH. As informações que recebemos ajudam na preservação da privacidade e da proteção de dados de alunos e funcionários da Instituição. Cada setor precisa ter informações que vão ao encontro com suas necessidades”, destacou Carla.
Em breve os funcionários das Mantidas e Unidades Suplementares também receberão o treinamento.
Tem dúvidas sobre esse tema? Envie um e-mail para protecaodedados@fundasp.org.br.

Bolsas para graduação na PUC-SP: inscrições abertas até 21/7
Estão abertas, até o dia 21/7 (às 17h), as inscrições para seleção de alunos da graduação às bolsas de estudo provenientes do Fundo “Ser PUC”, da FUNDASP, mantenedora da PUC-SP.
O fundo conta com a contribuição financeira de ex-alunos, funcionários, professores da PUC-SP e demais interessados, com o objetivo de permitir que estudantes sem condições financeiras para arcar com as mensalidades e que não se enquadrem nos perfis sociais estipulados pela Lei de Filantropia ou estudantes que, mesmo enquadrados nesse perfil, não puderam ser contemplados com bolsas filantrópicas, diante do número limitado de vagas, sejam contemplados com a bolsa “Ser PUC”.
São oferecidas duas bolsas integrais por um período de um ano, a vigorar a partir de setembro de 2025, aos alunos devidamente matriculados na Universidade e inscritos no respectivo Edital, desde que preenchidos os requisitos, exceto para alunos do curso de graduação em Medicina aos quais será concedida bolsa parcial (50%).
Clique aqui para acessar o edital.