Radar FUNDASP

Edição n.32 26/08/2025

imagem topo

FUNDASP apoia restauro de piano histórico do campus Marquês de Paranaguá, da PUC-SP 

O som de um piano encanta quem participa das missas na capela do campus Marquês de Paranaguá. O instrumento está por lá desde que foi doado pela Congregação da Irmã das Cônegas, quando o prédio foi doado à PUC-SP, em março de 1971.

Mas o piano andava quieto, há alguns anos, e foi se deteriorando. Recentemente, acabou redescoberto, durante uma série de obras que a Fundação São Paulo, Mantenedora da PUC-SP, realizou no local.

Entre ser redescoberto e voltar a brilhar, um interessante trabalho de restauração foi realizado. E de forma muito especial, com a participação e a expertise de dois estudantes que, literalmente, recriaram partes que nem eram fabricadas mais. Tudo isso, usando toda a tecnologia disponível nos próprios laboratórios do campus.

Assista à reportagem da TV PUC e conheça esta incrível história.

imagem topo

Parceria FUNDASP e PlayTennis: alunos da Derdic recebem kits para prática esportiva 

Alunos do IESP – Escola Bilíngue para Surdos, da Derdic, que integram o projeto social Match da Inclusão, contemplados com aulas de tênis gratuitas, receberam da PlayTennis em 5/8 kits para a prática esportiva. A iniciativa, fruto de uma parceria com a FUNDASP, promove o acesso ao tênis para os adolescentes surdos, muitos deles em situação de vulnerabilidade social.

Os jovens receberam um par de calçados e uma camiseta personalizada do projeto, garantindo conforto e identidade para a prática do tênis durante as atividades. A entrega foi marcada por alegria, interação e inclusão – valores que reforçam o propósito da ação. Um passo importante para que esse esporte continue sendo uma ponte para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos da Derdic.

No contrato de locação e parceria, a PlayTennis ficou responsável pela administração, manutenção e reforma de toda área esportiva da unidade. Foram construídas quatro novas quadras de tênis e realizadas obras de melhorias nas existentes. Ainda foram realizados reparos no ginásio, no vestiário e na lanchonete.

imagem topo

IRO recebe comitiva chinesa e discute parcerias para a PUC-SP

O Internacional Relations Office, setor da FUNDASP que trabalha para internacionalizar a Mantenedora e suas Mantidas, recebeu no mês de julho a visita de uma comitiva chinesa interessada em estabelecer parcerias com a PUC-SP. 

Rebeca Ciorniavei, gerente do IRO, se reuniu com o Pe. Lucas Xiao, Tsuig Hong e Luo Shujun para discutir a construção de uma parceria para trazer jovens chineses interessados em fazer graduação na PUC-SP. 

“É muito importante para nós o contato com a China e a possibilidade de estimular o desenvolvimento de propostas de parcerias na Ásia”, ressalta Rebeca. 

Além da reunião na FUNDASP, o grupo visitou a Universidade e o teatro Tuca.

imagem topo

Aporofobia e segregação na cidade de SP são tema de dissertação de mestrado na PUC-SP

A cidadania mutilada da pessoa em situação de rua, aporofobia e segregação: o caso da cidade de São Paulo é o tema da dissertação de mestrado que o bolsista FUNDASP Luis Fernando Moreira defendeu em junho. Sob a orientação da profa. Carolina Alves de Souza Lima, a pesquisa foi realizada no Pós em Direito e pode ser acessada neste link.

“Além da metodologia aplicada de teóricos que dialogam com o tema em voga, realizei também entrevista de campo com a população em situação de rua na Casa de Oração do Povo de Rua, que deram fundamentação para o título escolhido. Em suma, minha dissertação visou dar voz aos que não tem voz na cidade de São Paulo: a população em situação de rua”, afirma o mestre em Direito e pesquisador associado do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH).

A ideia do tema surgiu em razão da convivência com a população em situação de rua, que começou na Pastoral de Rua no ABC Paulista. O autor convive com o povo de rua há mais de 13 anos. Durante esse período, viu mais pessoas chegarem às ruas do que saírem dela. Segundo Moreira, é notório a disparidade entre direitos constitucionalmente garantidos e a realidade dura e cruel do povo de rua na cidade de São Paulo. Essa população não tem cidadania e nem pode ser cidadão, e a aporofobia (ódio aos pobres) no itinerário das pessoas em situação de rua é latente numa cidade que os hostiliza ao invés de ser hospitaleira.

Moreira explica a conclusão do trabalho: “Se a prefeitura de São Paulo, em todos seus níveis de secretaria, não fizer valer os Direitos Fundamentais dessa imensa quantidade de pessoas em situação de rua que se alarmou na cidade, reverberando em uma crise humanitária, algum historiador do futuro poderá escrever que uma civilização se desmoronou por não conseguir dar respostas concretas e humanas.”

Sobre a vivência na PUC-SP, Luis Fernando Moreira, concluiu: “A experiência com o corpo docente e com os colegas do mestrado em Direito foi revigorante e enriquecida de humanidade. Conhecer pessoas das mais diversas realidades do Brasil é sempre uma experiência que engrandece.”

imagem topo

FUNDASP recebe Diretores de Faculdades da PUC-SP para reunião de início de semestre

A Diretoria Executiva da Fundação São Paulo recebeu os Diretores de Faculdades da PUC-SP na manhã do dia 12/8. O encontro foi marcado pelo diálogo, integração e fortalecimento da colaboração institucional.

A programação teve início com um café da manhã de confraternização, seguido de reunião conduzida com material elaborado pelo setor de Desenvolvimento Humano. O encontro abordou o alinhamento estratégico entre a FUNDASP e as Faculdades, além do posicionamento da Universidade diante dos desafios contemporâneos.

O Diretor Executivo José Rodolpho Perazzolo agradeceu a participação de todos e ressaltou a importância do empenho conjunto no fortalecimento da PUC-SP.

"A Reitoria é o maestro, as Faculdades são os músicos! A Fundação garante o teatro, as partituras e a remuneração de todos! Ser Mantenedora não é só pagar! É ouvir, falar, acolher, desafiar e apoiar!"

Durante a reunião, os dirigentes acadêmicos compartilharam informações sobre as principais atividades desenvolvidas em suas unidades, destacando iniciativas relevantes e reforçando o empenho com o crescimento acadêmico e institucional da Universidade.

Ao final do evento, a Diretora Jurídica, Ana Paula Grillo, também agradeceu a presença de todos.

A Diretoria Executiva da FUNDASP reiterou a disposição em manter um canal permanente de diálogo, reafirmando o compromisso de ampliar a parceria e apoiar os projetos das Faculdades.

Voltar Home Radar Para sugestões, comentários, correções ou para simples interações mande e-mail para: cjbraga@fundasp.org.br