Buscar

Para pesquisar, digite o termo no campo abaixo.

Imagem ilustrativa

Ciências Sociais e Direito: ex-aluno do São Domingos valoriza formação na PUC-SP

Pedro Bezerra está prestes a iniciar sua segunda graduação na PUC-SP. No final do ano passado, terminou o curso de Ciências Sociais e, agora, seguirá seus estudos cursando Direito.

Desde o ensino médio, Pedro está atento e aproveita as oportunidades acadêmicas que surgem. Ex-aluno do São Domingos, sentia que a PUC-SP e o seu então colégio tinham sintonia quanto à ênfase na formação cidadã, humanista e crítica oferecida aos alunos. Pedro, então, não deixou passar a oportunidade de aproveitar uma parceria que o São Domingos e a FUNDASP, mantenedora da PUC-SP, mantém desde 2020 para oferecer desconto de 40% nas mensalidades da Universidade em cursos de graduação. Podem usufruir do benefício estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio no São Domingos e que ingressarem na PUC-SP pelo vestibular.

“Desde a época da escola eu tive interesse pela pesquisa científica na área de Ciências Humanas. O curso de Ciências Sociais caiu como uma luva para suprir esse interesse, essa vocação”, afirma Pedro. “A escolha da PUC-SP veio porque ela sempre foi uma referência acadêmica e política pra mim, com seu histórico de defesa da democracia e o acolhimento de grandes quadros intelectuais durante a ditadura empresarial-militar, como Florestan Fernandes, Octavio Ianni, Paulo Freire e Maurício Tragtenberg, entre outros intelectuais”, ressalta.

Pesquisa desde a graduação

Durante o curso de Ciências Sociais, Pedro aproveitou muitas oportunidades que a vivência universitária da PUC-SP proporciona. Realizar pesquisa desde a graduação foi uma de suas escolhas e o fez até mesmo ser premiado.

No período de 2023-2024, o estudante realizou uma pesquisa de Iniciação Científica orientada pelo prof. Guilherme Simões Gomes Junior, sobre raça e classe no Brasil, na ótica do pensamento marxista nos anos 1960-1980. “O trabalho foi premiado como melhor do curso, naquele período, e me ajudou muito a amadurecer a redação e os métodos de pesquisa”, ressalta Pedro.

Ao final do curso, o estudante voltou à pesquisa, agora para o TCC, e defendeu o trabalho Cotas Trans nas Universidades: novos rumos e polêmicas nas políticas de ações afirmativas no Brasil, sob a orientação da profa. Silvia Borelli.

Rumo ao curso de Direito, Pedro conta que sempre teve muito interesse pela democratização e universalização dos direitos, principalmente a educação. “Eu já havia produzido, no Ensino Médio, uma pesquisa sobre cotas raciais em Universidades. Percebi que os rumos das ações afirmativas eram no sentido de abranger também as pessoas trans e resolvi fazer o TCC sobre o tema. Acredito profundamente que as ciências sociais devem estar inseridas nas principais polêmicas e debates da sociedade civil”, afirma Pedro.

“Creio que a PUC-SP fornece uma experiência completa de Universidade. Obviamente existem coisas a melhorar, mas a Universidade prepara excelentes pesquisadores em Ciências Sociais. A PUC-SP também foi para mim um espaço de grande aprendizado político. O conhecimento que adquiri participando do Movimento Estudantil, os meus amigos e companheiros foram parte indispensável da minha formação e são pessoas que pretendo levar para a vida”, destaca Pedro.

*Fotos: acervo pessoal