Buscar

Para pesquisar, digite o termo no campo abaixo.

Imagem ilustrativa

FUNDASP realiza treinamento para funcionários sobre a Reforma Tributária

A Fundação São Paulo realizou no dia 10/12 um treinamento para colaboradores sobre a Reforma Tributária. O encontro, com carga horária de seis horas, foi organizado pelo setor de Desenvolvimento Humano (DH).

Com foco nas mudanças que impactarão diretamente áreas estratégicas da Instituição, o evento abordou os principais pontos da reforma, incluindo a criação de novos tributos (CBS, IBS e Imposto Seletivo), a substituição de impostos atuais (PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI), regras de transição, cronograma de implementação e impactos no setor educacional.

O ciclo de implantação da reforma começa em 2026 e seguirá até 2033, com fases graduais para permitir ajustes tecnológicos e processuais. Durante esse período, as instituições precisarão adaptar sistemas, documentos fiscais e políticas internas para garantir conformidade e eficiência.

O analista contábil Roberto Ruivo Brás foi um dos participantes e avaliou o encontro como muito produtivo. “A experiência foi a melhor possível, onde o instrutor mostrou total conhecimento do assunto e conseguiu transmitir de forma simples e didática, estimulando a participação de todos. Os pontos de aprendizado foram no sentido de conhecer melhor a nova legislação e os impactos práticos”, explicou Roberto.

A iniciativa da FUNDASP tem como objetivo manter as equipes constantemente atualizadas, garantindo segurança no cumprimento das obrigações tributárias e preparando os profissionais para lidar com os reflexos nos custos, fluxo de caixa e gestão administrativa.

Além de contextualizar as mudanças, o treinamento trouxe exemplos práticos, estudos de caso e orientações específicas para instituições de ensino superior e filantrópicas, reforçando a importância de planejamento estratégico e adequação às novas exigências.